O curso Técnico em Necropsia tem o objetivo de preparar os profissionais com competências técnicas e comportamentais para as exigências do mercado de trabalho.

O profissional participa do processo de identificação do cadáver; exame cadavérico; execução e acompanhamento de exumações; coletas de material biológico e amostras viscerais para exames de laboratório; reconstituição de cadáver; e ainda atua na preparação do corpo para o sepultamento. Além disso, pode atuar em laboratórios de anatomia em universidades e laboratório de análises anatomopatológicas.

Qual a diferença entre Necrópsia e Autópsia?
O termo autópsia deriva do grego que significa “ver por si próprio”, composto de autós = “si mesmo” e ópsis = “visão”.

Modernamente, criou-se a sinonímia necrópsia, composta de nekrós = “morto” e ópsis = “visão”, por julgarem que o nome autópsia poderia gerar confusão, por poder ser entendido, equivocadamente, como “exame de si mesmo”. Em todas as demais línguas, porém, diz-se normalmente “autopsia” (em espanhol e italiano), autopsie (em francês), autopsy (em inglês), etc.

Carreira

Devido a escassez de profissionais com mão de obra qualificada, o mercado de trabalho para o Técnico em Necropsia é considerado em expansão, portanto, ao concluir esse curso, o profissional terá a possibilidade de encontrar excelentes vagas de emprego.

Atualmente, a Polícia Civil é o órgão que mais valoriza o profissional dessa área, a maioria das vagas são oferecidas nas seguintes áreas:

  • Hospitais
  • IML
  • Laboratório de anatomia
  • Clínica de conservação de cadáveres;
  • Funerárias;
  • SVO (Serviço de Verificação de Óbito)
  • Organizações públicas (por meio dos concursos públicos), entre outras.

Gostou? Conheça mais sobre o curso aqui