Qual a diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico

Ensino Superior 

Quem vai escolher um curso superior  precisa estar atento a diferentes aspectos da vida acadêmica, pois esse é um passo importante na construção de um futuro promissor. Uma das dúvidas comuns para quem está buscando o curso superior certo é: afinal, qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo?

Todos contêm diplomas de conclusão de Ensino Superior, mas existem diferenças que podem ser significativas para tomar a decisão certa. Confira:

 

Bacharelado

 

São cursos de graduação com formação abrangente, que formam profissionais capazes de atuar de forma ampla no mercado de trabalho.

Os bacharelados proporcionam a formação exigida para que se possam exercer as profissões regulamentadas por lei ou não. Na maior parte dos cursos, é expedido o título de bacharel.

 

Tecnologia

 Os cursos superiores de tecnologia possuem uma duração mais curta, normalmente entre 4 e 5 semestres, e uma formação onde o conhecimento deriva da prática.

Estes cursos  buscam atender a determinados setores do mercado de trabalho, focados em campos específicos de atuação profissional. As aulas destes cursos preveem a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, por isso, são cursos indicados para quem busca uma formação mais técnica, e rápida inserção no mercado de trabalho. Ao fim, os graduados recebem o título de tecnólogo.

 

Licenciatura

 Os cursos de licenciatura são destinados à formação de profissionais para a Educação Básica.

Para atuar como professor na uni docência: Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental deve cursar Pedagogia. Para os Anos Finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, devem optar por uma licenciatura em um campo específico do conhecimento.

Importante lembrar que todos os cursos das categorias acima, permitem ao alunos seguir a pós-graduação.

 

Pronto para escolher seu curso?

Para tomar a decisão certa, avalie seus objetivos e tenha em mente que sempre vale a pena investir no seu futuro.

A Faculdade LS oferece os 3 tipos de cursos: bacharelados, licenciaturas e tecnólogos, que lhes ajudam a inovar-se e transformar o mundo.

 

  •  Conheça nossas graduações: