Egressos do curso de Enfermagem do Centro Universitário LS são selecionados a comporem a Força Nacional do Sistema Único de Saúde – FN-SUS.

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde – FN-SUS é um programa de cooperação voltado às medidas de prevenção, assistência e contenção diante de situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população, quando  a capacidade de resposta do estado ou município for esgotada. Sua criação data de novembro de 2011.

É importante ressaltar que o banco de voluntários da Força Nacional do SUS recebeu a adesão de mais de 20 mil profissionais da saúde após o decreto de calamidade no Estado do Rio Grande do Sul. O referido serviço já contava com 68.464 mil pessoas cadastradas. Em 30 de abril, o sistema tinha 46.718 cadastros e no último dia, 20/05, 04 egressos do curso de enfermagem do Centro Universitário UNILS  foram selecionados para compor o grupo, juntando-se a outros profissionais de todo o Brasil. Esses profissionais fazem parte da FN-SUS e atuam no reforço de atendimento às vítimas das enchentes no Estado prejudicado.

Um voo da Força Aérea Brasileira conduziu nossos ex -alunos de Brasília à Base Aérea de Canoas em um cargueiro KC-390. Nesse mesmo voo, estavam sendo conduzidos técnicos operacionais do Ministério, reforços para equipes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), integrantes da Polícia Rodoviária Federal e integrantes do Corpo de Bombeiros.

O trabalho está sendo tão qualificado que quatro hospitais de campanha da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), estão reforçando as estruturas públicas de Saúde do Rio Grande do Sul, nas regiões mais afetadas pelas enchentes. As ações da Força Nacional somam mais de 8,5 mil atendimentos, em balanço divulgado no último dia 31/05 pelo Ministério da Saúde, conforme informações publicadas em rede nacional.

“A soma dos esforços dos profissionais de todo o país, reduz riscos à saúde, sofrimento da população e aumenta a esperança das vítimas das enchentes do Sul, já que é um momento brasileiro e todos estão integrados na busca de soluções por meio da saúde e sobrevivência da população” destaca, com veemência, o Profº Bruno de Assis, coordenador do Curso Bacharelado em Enfermagem do UNILS.

Enfª Thiely, Enfª Sabrina, Enfª Thalita, Enfº Daniel e Enfº Luan, recebam os agradecimentos de toda nossa sociedade e a manifestação de orgulho de toda a comunidade acadêmica LS.