A pandemia chegou e trouxe bastante reviravolta na vida da pessoas com os novos hábitos que foram inseridos na rotina. O risco de contaminação do Covid-19 (coronavírus) e o isolamento social estão causando ansiedade, estresse e esgotamento emocional em grande parte da população.

No mundo, muitos estão proibidos de sair de casa. Proibidos de andar nas ruas. O isolamento assusta de tantas maneiras. Há pessoas que detestam ficar sozinhas. Há quem não se lembre mais como é ficar com a família. Mas tudo é possível com um pouco de esforço. A OMS recentemente divulgou um guia com cuidados para a saúde mental durante a pandemia, direcionado a diferentes grupos, como profissionais de saúde, idosos e população em geral.

Aprecie esse momento de ficar em casa. Não há para onde ir nem vir. Crie circunstâncias, valorize momentos importantes de silenciar, de meditar, de refletir em profundidade. De fazer nada. De ouvir e ver. De apenas estar presente. Não tenha medo da solidão. Esse vírus, para o bem ou para o mal, nos apresentou algumas lições. A principal delas: estamos todos interligados. Sem fronteiras, sem cores, sem etnias. Ele não discrimina. Por isso o grande risco.

Deixe o celular de lado. Este é um momento precioso para repensar quanto tempo dedicamos às telas. Podemos ser atropelados, mas não largamos nossos amigos virtuais. Na mesa, no banheiro, no escritório, no ônibus ou metrô, nos táxis, Ubers, aviões, trens e mesmo andando a pé.

Que tal desconectar-se? Está preocupado com as notícias ruins por todos os lados? Evite os noticiários, pois eles potencializam esses sentimentos ruins. As mudanças começam quando percebemos que elas precisam começar.