Comitê de Ética e Pesquisa

 

As atividades de pesquisa da Faculdade LS encontram-se organizadas pela Coordenação de Ética e Pesquisa da Faculdade LS – CEPE/LS.

Esta coordenação é subordinada à Direção da Faculdade LS e integraliza o Comitê Institucional de Ética da Faculdade LS (CIE-LS), o Comitê Institucional de Pesquisa da Faculdade LS (CIP) e a Revista Científica “Acta de Ciências e Saúde”.

Devido ao caráter da CEPE-LS, o seu Coordenador deverá ter a titulação de doutor e possuir experiência comprovada em pesquisas com seres humanos e em Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) autorizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

a) Comitê Institucional de Ética (CIE)

O Comitê Institucional de Ética (CIE) da Faculdade LS é um colegiado de caráter exclusivamente educativo, subordinado à Coordenação Ética, Pesquisa e Extensão.

Criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa, bem como orientar pesquisadores e estudantes da instituição sobre as questões éticas em pesquisas com seres humanos e a necessidade de encaminhamento de protocolos de pesquisas que envolvam seres humanos para Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) autorizados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

Dentre as atividades organizadas pelo CIE-LS estão:

ü Orientar os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos, realizadas por professores e estudantes da instituição, sob os aspectos éticos e legais, especialmente aqueles relacionados à Resolução no. 196/96, do Conselho Nacional de Saúde.

ü Auxiliar o encaminhamento e tramitação dos projetos de pesquisa realizados pelos professores e estudantes da instituição em um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) autorizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

ü Fomentar o conhecimento e a discussão das questões éticas e legais envolvendo as pesquisas com seres humanos.

ü Organizar Workshops e seminários sobre pesquisas com seres humanos e orientações gerais para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso.

O Comitê Institucional de Ética, em consonância com a legislação vigente e em concordância com a Direção Geral, Direção de Ética e Pesquisa, Direção de Ensino e Mantenedora da instituição, poderá propor alterações nas normas que o regem, bem como dar resoluções que ordenem seu funcionamento.

 

b) Comitê Institucional de Pesquisa (CIP)

O Comitê Institucional de Pesquisa (CIP) da Faculdade LS é um colegiado criado com o objetivo de incentivar, auxiliar, desenvolver e fomentar a pesquisa na Faculdade LS.

Dentre as atividades permanentes organizadas pelo CIP-LS estão:

  • Programa de Iniciação Científica da Faculdade LS
  • Programa de Incentivo à Produção Acadêmica
  • Programa de Apoio a Participação em Eventos

O Comitê Institucional de Pesquisa, em consonância com a legislação vigente e em concordância com a Direção Geral, Direção de Ética e Pesquisa, Direção de Ensino e Mantenedora da instituição, poderá propor alterações nas normas que o regem, bem como dar resoluções que ordenem seu funcionamento.

 

Programa de Iniciação Científica

O programa de Iniciação Científica – PIC da Faculdade LS possui como objetivos:

  • Incentivar a pesquisa nos cursos de graduação da Faculdade LS.
  • Estimular professores e alunos a engajar-se em atividades de pesquisa

Para a realização do PIC, a Faculdade LS oferece duas modalidades: PIC remunerado e PIC voluntário. O número de vagas é definido anualmente, por edital interno.

Critérios para o Professor Orientador

  • O professor orientador deverá pertencer aos quadros da Faculdade LS.
  • Cada professor poderá orientar, no máximo, dois projetos de pesquisa, sendo um em cada modalidade (remunerado e voluntário).
  • Professores que estão em cargos de direção, coordenação ou que participam do comitê de pesquisa poderão participar apenas do PIC voluntário.

 

Informações importantes para os estudantes

  • O Programa de Iniciação Científica é individual.
  • Para participar, o estudante deverá estar regularmente matriculado em um curso de graduação da Faculdade LS, sendo necessário ter disponibilidade de tempo para desenvolver o projeto, conforme cronograma apresentado no projeto de pesquisa.
  • O estudante deverá apresentar, no mínimo, 50% das notas em disciplinas maiores ou iguais a 7,0 (sete). E, não pode estar no primeiro ou no último semestre do curso de graduação.

 

Bolsas e remuneração

  • Estudantes que tiverem projeto aprovado no PIC remunerado receberão desconto de 10% em sua mensalidade no período da realização do projeto.
  • Os professores e alunos voluntários não receberão qualquer forma de remuneração.
  • Os artigos científicos decorrentes do PIC poderão ser remunerados de acordo com o projeto de Incentivo à Produção Acadêmica da Faculdade LS.
  • Os resultados do PIC poderão ser utilizados como parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de uma dupla ou trio de alunos.

 

Duração do Projeto

  • O projeto de pesquisa terá duração anual, conforme especificações do edital lançado naquele ano.
  • A pedido do professor orientador, com justificativa encaminhada ao Comitê de Pesquisa, o projeto poderá ser prorrogado por mais seis meses para a sua conclusão. Neste caso, não haverá acréscimo da remuneração do professor nem do número de mensalidades com desconto do aluno participante do projeto.
  • Em caso de desistência do estudante, o Comitê de Pesquisa, a critério do professor orientador, poderá analisar uma possível indicação de um novo aluno para dar continuidade ao projeto.

 

Inscrições para a seleção do PIC-LS

Os procedimentos referentes às inscrições são especificados no edital do PIC – LS, é preciso atenção as determinações do programa, como prazos e documentos necessários para efetivar a inscrição. Dentre os documentos solicitados, estão:

  • Ficha de inscrição
  • Histórico escolar do aluno
  • Projeto de Pesquisa
    • Capa / Introdução / Objetivo / Metodologia / Referências / Cronograma
    • Deverá ser entregue para avaliação uma cópia impressa do projeto, com no máximo 10 páginas, papel A4, margens 2,5 e espaçamento duplo.
    • Os projetos nos quais estejam previstos trabalhos desenvolvidos em laboratórios da Faculdade LS deverão apresentar cronograma de utilização do espaço físico e de material, autorizados pela Coordenação Integrada de Atividades Práticas (CIAP).
    • Os projetos de pesquisa serão analisados pelo Comitê de Pesquisa da Faculdade LS (CIE-LS), que determinará a ordem de classificação dos mesmos.

 

Certificação

  • Os professores orientadores e alunos que cumprirem as exigências do programa (bolsistas ou voluntários) receberão certificados de participação no programa de iniciação científica da Faculdade LS (PIC-LS).