O que é educação 4.0?

O modelo de educação 4.0 realiza a desconstrução da ideia de que esse é o único formato de ensino possível, propondo a adoção de novas metodologias pelas instituições, que estejam mais adequadas ao dinamismo da sociedade atual. Esse movimento é baseado em 4 pilares:

• modelo sistêmico — as instituições fazem a avaliação constante do cenário atual, com o objetivo de determinar as melhores estratégias pedagógicas e as necessidades a serem atendidas;
    mudança no senso comum — fixa as bases do ensino em referências técnicas e científicas, o que permite orientações mais confiáveis para as aulas;

• gestão do conhecimento — propõe não só a aquisição dos conhecimentos, mas o desenvolvimento das habilidades essenciais dos estudantes;

• cibercultura — estimula o bom uso dos recursos e determina as ferramentas necessárias para a aprendizagem.
    Com isso, não se pretende abandonar as raízes da educação tradicional, mas acrescentar novos recursos que enriqueçam a aprendizagem, facilitem a rotina escolar e otimizem o trabalho dos professores.

Como surgiu?
A ideia de uma educação 4.0 surgiu da chamada 4ª Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0. Trata-se de uma mudança no mercado que modifica a organização social de maneira global.

Isso acontece por conta da rápida e complexa evolução tecnológica, que interfere na maneira como as pessoas se relacionam e no ajuste do mercado de trabalho. Como consequência, a humanidade se reorganiza em questões éticas, políticas e sociais.

No relatório “The Future of Degree: how colleges can suvive the new credential economy”, publicado em agosto de 2017 pelo “The Chronicle Higher Education, a questão que se coloca é que a economia global, os empregadores e a própria sociedade exigem conhecimentos, competências e atitudes que, no atual contexto, não estão presentes na dinâmica das IES. O distanciamento entre o modelo de formação dos estudantes do mundo acadêmico convencional e as expectativas dos empregadores poderá ser cada vez maior, em função da Indústria 4.0.

A LS Pós-graduação possui a pós-graduação lato sensu Educação Superior 4.0, com duração de 14 meses.